Golpe no INSS: aposentados são enganados com mensagens falsas sobre prova de vida
Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão sendo alvo de um novo golpe que consiste no envio de mensagens fraudulentas em nome da Previdência Social alegando que o beneficiário precisa realizar a prova de vida para evitar o bloqueio do pagamento.
Na prática, os criminosos instruem as vítimas a entrarem em contato com um número falso, 4XXX2266, porém, segundo esclarece o INSS, seus servidores nunca solicitam dados pessoais ou fotos dos beneficiários, apenas conferem documentos e checam irregularidades.
Em comunicado oficial, o Instituto alertou que, caso o beneficiário receba tais mensagens, deve entrar em contato com a central de teleatendimento 135.
Além disso, o seguro deve solicitar o nome completo e o número da matrícula do suposto servidor para confirmar se o contato é legítimo. Caso haja alguma hesitação ou não informe, o contato pode ser golpe.
Anteriormente, o INSS já havia denunciado um golpe semelhante, quando um falso servidor visitava casas de beneficiários, alegando que faria a prova de vida presencial.
O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, reforçou que quaisquer atualizações ou mudanças na prova de vida são divulgadas oficialmente no site e nas redes sociais do instituto. Ele também aconselhou que os beneficiários sempre confiem nas fontes oficiais.
Vale lembrar que a prova de vida trata-se de um procedimento que garante ao beneficiário do INSS continuar recebendo o benefício sem interrupções, e o processo é realizado periodicamente para evitar o bloqueio dos pagamentos.
Lembrando ainda que, desde 2024, a prova de vida deixou de ser obrigatória no mês de aniversário dos beneficiários e, agora, a verificação é feita através de dados governamentais, e o cidadão pode comprovar sua vida ao realizar serviços como sacar o benefício com biometria ou consultar o Sistema Único de Saúde (SUS).
Com informações Extra Online