Plataforma Agro: novo sistema do Serpro validará dados dos produtores rurais e unificará informações

O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) anunciou o lançamento da Plataforma Agro, um “oráculo” para validação de dados dos produtores rurais, com informações que vão facilitar a análise de crédito junto a bancos, seguradoras e instituições financeiras. 

Com previsão de lançamento no segundo semestre, a novidade foi divulgada no evento AgroBrasília 2024.

"Muitos dos produtores rurais que estão aqui já devem ter sofrido dificuldades para a aprovação de financiamentos de crédito. E os representantes das instituições financeiras aqui presentes também devem ter enfrentado desafios para organizar as informações dos seus futuros clientes", comentou o gerente de Soluções Digitais para Gestão Fundiária do Serpro, Rodolfo Martins, durante o evento.

Integração

A Plataforma é um serviço que visa solucionar essas dores dos produtores rurais, trazendo, para um só lugar, as informações que estão espalhadas em diversos sistemas, seja do setor público, seja da iniciativa privada. Trata-se de uma tecnologia que permite fazer esse levantamento de forma integrada, com mais velocidade e menos custo, trazendo informações já validadas pelo próprio governo.  

A tecnologia também vai tornar possível o acesso a dados históricos, como, por exemplo, os de clima, o que é importante para o produtor controlar riscos e planejar a utilização de culturas. O ecossistema do agro também pode se beneficiar pelo uso dos dados, criando soluções que embarquem as validações e consultas em suas próprias aplicações.

Desafios

"Para criação da Plataforma Agro, o Serpro tem enfrentado três desafios: a integração dos dados, a anuência dos controladores e a garantia da validação dessas informações", informou Rodolfo Martins. 

Segundo o gerente, dentre os cenários possíveis de uso estão, além da análise do crédito rural: a melhoria da gestão das propriedades rurais; um monitoramento ambiental e fundiário mais eficientes; planejamentos agrícolas mais eficazes; e a viabilização de estudos por parte de universidades e institutos de pesquisa.  

Com informações Serpro

Categoria:Notícias

Deixe seu Comentário