Passo a passo para consultar os lotes de restituição do IRPF

A entrega do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2024 está chegando ao fim e no mesmo dia do fim do prazo, 31 de maio, o primeiro lote de restituição será pago aos contribuintes que forem considerados prioritários.

Antes de fazer o pagamento de cada lote da restituição do IRPF, a Receita Federal libera a consulta uma semana antes para os contribuintes já saberem se receberão os valores ou não.

Serão cinco lotes de restituição neste ano, pagos em: 31 de maio, 28 de junho, 31 de julho, 30 de agosto e 30 de setembro. Assim, aqueles que entregaram a declaração do IRPF e têm valores a restituir de impostos pagos a mais no ano-calendário passado podem consultar na abertura de cada consulta se enfim chegou a sua vez de reaver os valores.

Por exemplo, nesta quinta-feira (23), a Receita libera, a partir das 10h, a consulta ao primeiro lote, que inclui 5.562.065 contribuintes que receberão R$ 9,5 bilhões.

Para saber se você foi incluído no lote de pagamento, é importante saber como consultar os lotes de restituição do IRPF. 

Como consultar a restituição do Imposto de Renda

O contribuinte pode conferir cada lote de restituição uma semana antes do pagamento ser efetuado, a partir das 10h, no site oficial da Receita Federal. Assim, está previsto que a autarquia libere a consulta nos dias 23 de maio (antecipado), 21 de junho, 24 de julho, 23 de agosto e 23 de setembro.

Na página da Receita, clique em “Meu Imposto de Renda”, na sequência em “Consultar a Restituição”, e o site apresentará orientações para que a consulta seja realizada. Caso haja alguma pendência na declaração, já será sinalizado e o contribuinte poderá retificar o documento.

A consulta também poderá ser realizada pelo aplicativo da Receita para tablets e smartphones.

O pagamento será feito em 31 de maio, na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda.

Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Confira abaixo como ficou a ordem de prioridade na restituição do IR em 2024:

  1. Idosos com 80 anos ou mais;
  2. Idosos com 60 anos ou mais e pessoas com deficiência e/ou doença grave;
  3. Contribuintes do Rio Grande do Sul;
  4. Contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram por receber a restituição do Pix;
  5. Demais contribuintes.

Fonte: contabeis.com.br

Categoria:Notícias

Deixe seu Comentário