MANUAL DO EMPRESÁRIO

 atualizado em 03/09/2018

Neste espaço vamos procurar esclarecer de maneira muito simples dúvidas que podem surgir,por parte dos clientes, a respeito do protocolo de trabalho diário do escritório contábil. 

O empresário jamais deve tomar uma atitude em sua empresa sem estar muito informado da legislação em vigor.

Alertamos aos clientes que todas as informações aqui colocadas estão há mais de 02 anos no site do escritório.

O cliente precisa se conscientizar que a legislação está cada vez mais exigindo organização e controle por parte das empresas.

O Escritório contábil através do seu site orienta as empresas quanto aos procedimentos e informações para que possamos atender a legislação e participar do sucesso de seu empreendimento, evitando multas desnecessárias para a empresa, por não observação das orientações do escritório.

Para que possamos prestar um serviço de qualidade é necessário, por parte do escritório em relação ao cliente, um protocolo de trabalho.

Para o cliente ter idéia a partir de 2016 entraram em vigor várias obrigações acessórias para as empresas, que exigem muito estudo, atenção e trabalho do contador para informar o cliente de como proceder para que o escritório possa atender a legislação e evitar multas de valor elevado.

 

NOSSO PROTOCOLO DE TRABALHO

 

TÓPICOS IMPORTANTES:

 

1)  HONORÁRIOS CONTÁBEIS

 Até 03 dias após o vencimento do boleto o cliente poderá reimprimir um novo boleto para pagamento no dia na página principal do site. Após este prazo o BOLETO será protestado e os serviços contábeis da empresa totalmente paralisados e o contrato de prestação de serviços contábeis poderá ser rescindido por débito de honorários. Neste período de paralisação dos serviços contábeis nenhuma obrigação fiscal da empresa será entregue ao fisco. 

Caso a empresa precisar atrasar o pagamento de honorários AVISAR SEMPRE o Escritório para evitar PROTESTO e PARALISAÇÃO de atividades.

DEPÓSITO BANCÁRIO: Sempre que a empresa depositar algum valor na conta corrente do escritório favor digitalizar o comprovante de depósito e enviar por e-mail.

Dados Bancários: 

Banco: SICREDI - 748

Agência: 0434

C/C: 50210-3

Correntista: Paulo Ricardo Oliveira Suertegaray - Cpf: 568.623.930-49

2)  HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO EXTERNO DO ESCRITÓRIO CONTÁBIL

O Horário de atendimento externo ( A PARTIR DE 01/07/2019)  será de segunda a sexta das 08h00min - 11h30min.

Caso o cliente precisar agendar atendimento em outro horário, que não seja o de atendimento externo do escritório, deverá ser feito  por e-mail ou pelo telefone do escritório no  seu horário de atendimento externo de segunda a sexta das 08h00min as 11h30min. 

NOSSO WHATS APP (55) 99623 7040  é apenas para recado . A interação pelo whats app interfere e muito o andamento do serviço no escritório, pois tira o foco do serviço que está sendo executado.

3) CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS CONTÁBEIS

Aqueles clientes que ainda não possuem Contrato de Prestação de Serviços com Escritório Contábil o receberão nos próximos dias.

O conselho regional de Contabilidade está exigindo dos profissionais contábeis,  sob pena de sermos  multado.

4) AGENDAS MENSAIS E ANUAIS

Os documentos e informações que a empresa deve enviar para o escritório deverão ser de acordo com  as datas destas agendas.

Não iremos lembrar da empresa o cumprimento destes prazos.

O atraso no envio de documentos e informações ocasiona impossibilidade e atraso de envio de obrigações obrigatórias ao fisco, acarretando multa para a empresa.

Em caso de documentação incompleta retorna a empresa para as devidas correções.

Link das agendas mensal e anual.

5) ENVIO DE DOCUMENTOS PARA EMPRESA

Toda documentação será enviada para empresa por e-mail.

6) ATUALIZAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS DA EMPRESA

Sempre que a empresa alterar algum dado com telefone, endereço , whats, e-mail o escritório deve ser informado imediatamente para atualizar seus cadastros.

7) DIGITALIZAÇÃO DE DOCUMENTOS

O Escritório Contábil está digitalizando toda a documentação da empresa em seu poder, incluindo documentos de empregados. Assim que o serviço for concluído os documentos originais serão entregues a empresa para serem arquivados.

8) ARQUIVAMENTO DOS DOCUMENTOS NA EMPRESA

A empresa deverá manter ARQUIVADOS em pastas os documentos referentes a sua ABERTURA ( contrato social, alterações, CNPJ, etc...), documentos dos empregados (pasta por empregado) e documentos mensais da contabilidade (uma pasta para cada mês)

Caso o escritório precisar revisar alguma documentação de determinado mês iremos solicitar a pasta referente ao mês específico.

9) AUTOMAÇÃO DA EMPRESA

A empresa, hoje em dia, não consegue atender a fiscalização sem automatizar seus processos.

No mínimo a empresa precisa ter hoje para o seu funcionamento:

- 01 computador , 01 impressora de preferencia com Scanner para digitalizar documentos, internet e E-mail.

- Softwares de gerenciamento financeiro, controle de estoque e emissão de nota fiscal eletrônica e obrigações acessórias a emissão da nota fiscal eletrônica.

10) ATRASO NO ENVIO DE DOCUMENTOS POR PARTE DA EMPRESA

A empresa que não seguir as datas das AGENDAS no envio de documentos para o Escritório , certamente paragrá multa ao fisco pelo envio em atraso de declarações obrigações.

11) ALVARÁS DE BOMBEIROS, SANITÁRIO E LOCALIZAÇÃO

O Escritório solicita a empresa as informações e documentos necessários para o encaminhamento dos mesmos.

Este serviço, previamente combinado valores com a empresa,  será cobrado com os honorários mensais como despesa extra-contábil, pois o serviço é totalmente terceirizado.

12) RELATÓRIOS MENSAIS e CIRCULARES

A partir de 02/2019 as empresas receberam mensalmente relatórios personalisados do andamento de suas atividades. Com isto a empresa poderá acompanhar o seu andamento.

Neste relatório também vamos orientar as empresas sobre alguma irregularidade detectada pelo escritório que precisa ser corrigida além de orientações.

Estamos configurando nossos  na geração destes relatórios.

13) CERTIDÕES NEGATIVAS

Quanto as certidões negativas  disponibilizamos em nosso site LINK de acesso as certidões. Caso a empresa não consiga gerar a CERTIDÃO NEGATIVA é porque existem pendências que impedem sua geração. Neste caso a empresa comunica o escritório que fará a pesquisa para verificar o(s) impedimento (s).

14) CERTIFICADOS DIGITAIS

Todas as empresas como também seus sócios/titular deverão ter certificados digitais. (E-CNPJ e E-CPF). O E-CNPJ deverá ser feito 2 , pois o escritório precisa ter um cetificado E-CNPJ para  enviar as obrigações acessórias da empresa. 

15) ATUALIZAÇÃO DO SITE 

O site do escritório é atualizado de segunda sexta com notícias contábeis.

As demais atualizações sempre que a legislação assim o exigir.

As notícias, procedimentos e orientações de conhecimento geral dos clientes são atualizados no site do escritório. As orientações e informações particularizadas de um cliente será enviado para o e-mail do cliente.

16) ATUALIZAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS

Mantenha sempre os dados da empresa, sócios  e dos empregados sempre atualizados junto ao escritório contábil.

17) RECÁLCULOS DE GUIAS DE TRIBUTOS/IMPOSTOS.

 Os recálculos de guias de tributos/impostos serão incluídos como despesas extra contábeis e serão cobrados no boleto de honorários mensais.

18) DOCUMENTOS QUE DEVEM FICAR EXPOSTOS A FISCALIZAÇÃO NA EMPRESA

 AQUI você encontra as informações.

 19) SERVIÇOS SOLICITADOS AO ESCRITÓRIO

 Todos os serviços serão agendados por ordem de chegada e serão executados conforme agendamento, exceto consultorias.

 

 

" ESTE MANUAL DE INFORMAÇÕES AO EMPRESÁRIO SERÁ ATUALIZADO SEMPRE QUE A LEGISLAÇÃO O EXIGIR"

MUITA ATENÇÃO !!!!!