BPC deve passar por mudanças em 2025 devido à preocupação com fraudes.
Para o ano de 2025, o governo federal pretende incluir mudanças importantes no Benefício de Prestação Continuada (BPC). O projeto de lei que trará essas modificações foi encaminhado ao Congresso Nacional em novembro.
Vale lembrar que o BPC garante um salário mínimo de R$ 1.412 a idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência de baixa renda.
Diante de suspeitas de irregularidades, o BPC em 2025 terá regras de adesão e permanência mais rigorosas, alinhando-se às exigências do Bolsa Família.
Entre as propostas de mudanças apresentadas está a realização de cruzamento de dados mensais para garantir maior controle e prevenir fraudes.
Com essas novas medidas, a promessa é de que haverá uma maior fiscalização do benefício, mas isso tem gerado críticas por parte de técnicos do governo, uma vez que há falta de revisões bienais obrigatórias para verificar possíveis irregularidades de beneficiários.
Tendo em vista esse cenário, percebe-se que as mudanças no benefício são uma resposta à preocupação com fraudes, estimadas em até 30% pela área econômica.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ainda apresenta dados em que as despesas com o benefício somaram R$ 44.076 bilhões no primeiro semestre de 2024, crescendo 19,8% em relação ao ano anterior.
Foi revelado também que as concessões de BPC subiram 40%, atingindo a marca de 1,1 milhão de beneficiários até junho de 2024.
Com informações do fdr