×
17 agosto, 2021

Trabalho home office e remoto, qual é a diferença?

Trabalhar à distância é um formato que deixou de ser uma opção distante para se tornar uma medida mais viável e, agora, tem a possibilidade de ser mantido no pós-pandemia. Entenda mais sobre o trabalho remoto e o home office!

A sua equipe tem trabalhado de casa nesses últimos meses? Com a pandemia de Covid-19, uma das medidas mais importantes para reduzir o risco de contágio é realizar o distanciamento social, então o home office ou trabalho remoto são algumas opções adotadas por diversas empresas ao redor do mundo.

Apesar de diversos profissionais já estarem vivenciando a realidade de não precisar mais se deslocar ao local físico da empresa para exercer suas atividades diárias, há a confusão entre os termos “home office” e “trabalho remoto“. Por mais que sejam usados como sinônimos, eles possuem significados diferentes.

Afinal, você sabe quais são as diferenças entre home office e trabalho remoto? Neste artigo, você vai entender tudo o que precisa saber sobre esses dois formatos de trabalho, além das diferenças e vantagens de cada um. Acompanhe conosco e faça uma ótima leitura!

O que é trabalho remoto?

O trabalho remoto, que também pode ser chamado de teletrabalho, é o trabalho que pode ser feito sem a necessidade de utilizar o ambiente físico da empresa: o profissional pode realizar suas tarefas de qualquer lugar ou região.

Regulamentado pela Lei de Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), o trabalho remoto permite uma maior flexibilidade, representando melhores avanços no mercado de trabalho.

O que é home office?

O home office é nada mais do que a realização de um trabalho, em período integral, dentro da casa do profissional. Para que ele ocorra da melhor forma, é importante que a empresa ofereça todas as condições adequadas para os funcionários efetuarem as atividades em suas casas. 

Quais são as principais diferenças entre home office e trabalho remoto?

Enquanto o trabalho remoto se refere ao formato de trabalho que pode ser feito em qualquer lugar — café, shopping, casa de outra pessoa, coworking ou até outro país —, por meio de ferramentas tecnológicas entre os gestores e colaboradores, o home office diz respeito ao trabalho realizado apenas em casa.

Além da diferença do espaço, já que o trabalho remoto engloba mais possibilidades de lugares, há também outras diferenças, como:

  • o home office sugere a necessidade de fornecimento de estrutura para os profissionais empregados;
  • o home office deve ser feito totalmente em casa ou no formato híbrido, contando com alguns dias presenciais;
  • o trabalho remoto funciona apenas à distância, tendo momentos presenciais na empresa apenas de forma esporádica.

Dessa forma, todo home office pode ser considerado um trabalho remoto, mas nem todo trabalho remoto pode ser chamado de home office.

Quais são os benefícios de trabalhar à distância?

Trabalhar de casa é algo que mudou completamente a rotina profissional de muitas pessoas, algumas até que nunca tinham vivido essa experiência, tornando-se um verdadeiro desafio. Segundo a pesquisa FIA Employee Experience (FEEx), 90% das empresas aderiram a alguma modalidade de home office no segundo semestre de 2020.

Entretanto, o que começou de forma mais difícil, devido às alterações no cotidiano e ao cenário de incertezas, agora pode permanecer mesmo após a pandemia. Isso porque trabalhar em casa também gera algumas vantagens.

De acordo com o levantamento da FEEx, 91% dos funcionários avaliaram a experiência em home office como ótima ou boa e, com isso, algumas instituições já decidiram permanecer com esse formato mesmo quando a Covid-19 já estiver mais controlada. Confira, a seguir, os principais benefícios de trabalhar à distância:

  • flexibilidade de horários para realizar o serviço;
  • redução de estresse com deslocamentos e trânsito;
  • mais oportunidades para fechar bons negócios;
  • otimização de tempo no dia a dia;
  • aumento da qualidade de vida;
  • possibilidade de contratações mais abrangentes;
  • economia financeira tanto para colaboradores quanto para gestores;
  • mais equilíbrio na vida pessoal e profissional.

Segundo uma pesquisa elaborada pela Vale, o índice de aprovação do home office subiu de 73% para 80%, principalmente por causa da diminuição de tempo gasto com deslocamentos até o local de trabalho.

Como saber se a sua empresa está preparada para o trabalho remoto ou home office?

Para garantir os benefícios que falamos, é importante analisar a situação atual da sua empresa e entender as necessidades e preferências dos colaboradores. Você já sabe se esse formato pode continuar após a crise sanitária?

É válido ressaltar que tanto o trabalho remoto quanto o home office precisam ser acordados entre os gestores e a equipe, a fim de que tudo seja esclarecido antecipadamente, aumentando as chances de garantir mais sucesso com o formato de trabalho escolhido.

Para escolher o melhor modelo a ser efetuado pela sua equipe, é recomendável seguir alguns passos. Então reunimos os principais deles para ajudar você. Confira a seguir!

Converse com o seu time

Além de analisar o cenário do segmento em que atua e da sua empresa, é importante ter uma boa relação com os colaboradores. Por isso, um dos primeiros passos para descobrir qual é a melhor rotina para o seu empreendimento é ouvir o que os profissionais sentem, necessitam e desejam falar. 

Então é indicado fazer reuniões virtuais com qualidade tanto em grupo quanto de forma individual para ouvir as sugestões dos colaboradores da melhor forma possível. 

Reveja a cultura organizacional

A cultura da empresa se transformou ou se fortaleceu ainda mais com o trabalho remoto? É importante verificar quais são os valores e propósitos do seu negócio: essa avaliação também é um ótimo caminho para a escolha mais assertiva do formato de trabalho.

Monitore os processos e analise os resultados

Avaliar os dados obtidos é uma das melhores formas de identificar possíveis falhas ou dificuldades, mensurar o desempenho das atividades, ter insights valiosos para traçar novas estratégias e contribuir para o aumento da produtividade da equipe. 

Ao fazer uma análise mais aprofundada sobre os resultados do seu empreendimento, você ganha a oportunidade de fazer um planejamento estratégico mais assertivo e eficaz, a fim de organizar os próximos passos e implementar a melhor escolha para a sua empresa.

Seja trabalho remoto, home office ou híbrido, o mais importante é entender qual é a opção mais viável para contar com uma equipe motivada e ampliar as oportunidades em sua organização. 

Confira 6 dicas para melhorar a comunicação interna da sua empresa. Até a próxima!

× Como posso te ajudar? Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday