×
5 abril, 2022

Capital de Giro: Entenda qual a sua importância para as empresas

O capital de giro é um dos principais meios de controlar os indicadores da saúde financeira do seu negócio. Entretanto, como melhorar o capital de giro da sua empresa? Saiba mais!

Capital de giro é um dos termos mais utilizados quando o objetivo é entender a capacidade de desenvolvimento de uma organização, a fim de manter a segurança financeira em dia para melhorar o posicionamento no mercado de atuação. 

Caso o capital de giro de um negócio não esteja indo bem, basicamente significa que é preciso ter mais atenção às finanças para que não seja necessário fechar as portas ou lidar com uma crise em um momento inoportuno. 

Neste artigo, reunimos tudo o que você mais precisa saber sobre a importância do capital de giro, além de entender como é possível manter o pleno funcionamento da sua empresa. Prossiga na leitura conosco e confira!

O que é capital de giro?

Além de ser uma ótima forma de monitorar os indicadores de saúde financeira de um negócio, o capital de giro é basicamente uma reserva necessária que a empresa deve ter para manter os pagamentos e os seus processos internos e externos em ordem, a fim de evitar possíveis prejuízos ou multas a longo prazo.

Dessa forma, é fundamental ter um capital de giro suficiente para lidar com quaisquer tipos de imprevistos, mantendo as contas em dia entre as entradas e saídas financeiras da organização. 

Com um bom capital de giro, você pode ter menos preocupações, deixar os compromissos em dia e ter mais estabilidade e segurança entre os passivos e ativos, contando com um fluxo de caixa mais saudável e planejamentos financeiros mais assertivos e eficazes.

Por que é preciso monitorar o capital de giro?

Talvez a sua empresa já esteja indo bem mesmo sem atentar para o capital de giro, mas vale a pena monitorar esse fator para conquistar as seguintes vantagens:

  • pagar as despesas e os impostos em dia;
  • possibilidade de realizar vendas a prazo;
  • oportunidade de ter uma reserva suficiente;
  • mais chance de aproveitar sazonalidades e melhores condições com fornecedores;
  • segurança para dar continuidade aos processos da organização;
  • fluxo de caixa saudável.

Como calcular o capital de giro da sua empresa?

Para fazer o cálculo do capital de giro, é preciso gerenciar as entradas e saídas da empresa, a fim de entender qual valor deve estar presente no caixa. É válido ressaltar que esse valor pode variar de acordo com o ciclo de recebimentos e pagamentos, então esse cálculo precisa fazer parte da rotina do negócio.

Após fazer a devida separação dos custos fixos e variáveis, é preciso somar todas as despesas e entender qual deve ser a quantidade de vendas por mês para que a empresa comece a gerar lucro. É recomendável que o valor da reserva corresponda a até 60% do valor total de ativos. Assim, você deve utilizar a seguinte fórmula:

AC (ativos circulantes) – PC (passivos circulantes) = CGL (capital de giro líquido) ou VCR (valor das contas a receber) + VE (valor em estoque) – VCP (valor das contas a pagar) = CG (capital de giro).

Como melhorar o capital de giro?

Para ter mais sucesso com o capital de giro da sua empresa, melhorando a saúde financeira e os resultados a longo prazo, é importante seguir alguns passos, entre eles:

  • monitorar todos os gastos e recebimentos da empresa;
  • separar os custos da organização em categorias;
  • eliminar as despesas desnecessárias;
  • fazer planejamentos com base em dados;
  • negociar melhorias com os fornecedores;
  • calcular o capital de giro com frequência;
  • cobrar clientes inadimplentes;
  • manter o controle de estoque em dia;
  • contar com a ajuda de especialistas em finanças;
  • investir em um sistema de automação para otimizar os processos.

E aí, que tal dar os primeiros passos em busca do capital de giro ideal para a sua empresa? Esperamos que este artigo tenha ajudado você a perceber a importância desse ponto, que faz toda a diferença nas organizações que desejam se desenvolver mais no mercado.

Continue de olho em nosso blog para conferir mais conteúdos sobre gestão de negócios, vendas, finanças, tecnologia e marketing.

× Como posso te ajudar? Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday