×
4 fevereiro, 2021

6 séries sobre empreendedorismo que você deveria assistir

Aprender mais e se divertir ao mesmo tempo é possível, mesmo quando o assunto é empreendedorismo. Confira as dicas de séries que reunimos nesse post!

A gente sabe que empreender é uma missão que demanda muito tempo e que, às vezes, é preciso expandir os conhecimentos e analisar novas formas de trabalhar para manter a produtividade sempre em alta.

Ainda mais nesse tempo de pandemia, em que é preciso lidar com diversas situações – incluindo dificuldades no mercado e na economia – é recomendável se inspirar em séries e filmes para se distrair e, ainda, e garantir novos aprendizados.

Continue a leitura desse post para conferir 6 dicas de séries sobre empreendedorismo para você assistir e ampliar suas ideias. Confira e aproveite!

1.Mad Men

 

Uma das séries mais comentadas por quem faz parte do mundo dos negócios – e bastante reconhecida por quem também não participa – Mad Men é uma das séries que você precisa conhecer.

A série se passa nos anos 60, foi lançada em 2007 e teve seu último episódio em 2015, contando com 7 temporadas e 92 episódios incríveis com diversos atores renomados, além de ter sido premiada no Emmy

A narrativa foca em Don Draper, um publicitário bem-sucedido que vivencia crises existenciais em meio à sociedade de consumo estadunidense.

Don Draper, empresário que precisa lidar com situações difíceis e se adaptar a mudanças em diferentes setores de sua vida, experiencia histórias que podem ajudar outros empreendedores também.

Confira, a seguir, algumas das lições que mais se destacaram ao longo da série Mad Men para você que deseja melhorar os resultados de seu negócio:

– Conheça mais pessoas e preze pelo relacionamento com seu público;

– Tenha flexibilidade para eventos inesperados;

– Separe um tempo para descansar e aprender coisas para além do que você trabalha;

– Exercite sua criatividade;

– Foque em solucionar os problemas; 

– Converse com pessoas que não fazem parte do seu nicho;

– Conheça bem a sua empresa e os diferenciais dos seus serviços ou produtos;

– Faça alianças confiáveis.

2.Breaking Bad

 

O que Breaking Bad tem a ver com o mundo dos negócios? Tudo! Considerada uma das melhores séries dos últimos anos, a série foi lançada em 2008 e teve o seu último episódio no ano de 2013, com 5 temporadas, premiada com 16 Emmys e uma média de 10,3 milhões de telespectadores.

Breaking Bad fala sobre um professor de química, Walter White, que era altamente inteligente e descobre um câncer de pulmão. Após o diagnóstico, ele decide fazer algo para garantir melhores condições financeiras para a sua família, caso a doença se agrave. Assim, ele descobre uma nova oportunidade de ganhar mais dinheiro, juntamente com outras consequências para o seu dia a dia, que antes era mais pacato. 

Apesar de trazer diversos assuntos polêmicos, Breaking Bad também aborda muitos desafios que fazem parte do cotidiano de empresários. Confira alguns dos aprendizados que você pode obter ao assistir essa série:

– Não tenha medo de inovar;

– Dê atenção à qualidade de seu produto ou serviço;

– Invista em conhecimento; 

– Acompanhe os processos e analise o seu trabalho;

– Identifique o que você pode aprender com a concorrência;

– Tenha uma empresa escalável.

3.The Office

 

Para quem deseja aprender de forma menos dramática e mais cômica, a dica é a série The Office, lançada em 2005 e finalizada em 2013, contando com 9 temporadas, e estrelada por Steve Carell. 

Ao longo da série, por ser de comédia, é possível se surpreender com diversas histórias que parecem não acontecer dentro de uma empresa, mas que podem se tornar realidade, e também traz muitos aprendizados principalmente sobre o que não fazer na gestão de equipes ou no ambiente de trabalho. 

Confira lições interessantes que podem ser retiradas ao assistir The Office:

– Tenha uma comunicação transparente com sua equipe;

– Respeite as opiniões dos seus colaboradores;

– Exercite a empatia no cotidiano de sua empresa;

– Proporcione momentos de interação positiva com o time;

– Aprenda com os seus erros;

– Dê o devido reconhecimento aos profissionais que trabalham com você;

– Celebre até as pequenas conquistas profissionais.

4.Suits

 

Estreada em 2011 e com o seu último episódio liberado em 2019, Suits conta com 8 temporadas e sua narrativa se passa na rotina de um escritório de advocacia em Nova York.

A história fala sobre Mike, que não termina seus estudos e consegue um emprego em uma das melhores empresas de advocacia da cidade e, assim, começa a trabalhar com Harvey: os dois tomam diversos riscos, ultrapassam muitos desafios e conseguem colher bons frutos em sua relação.

Algumas das lições que você pode aprender com Suits, são:

– Não tenha medo de correr riscos;

– Você só vai saber os resultados ao ter coragem de fazer tentativas;

– Tenha atenção às novas possibilidades;

– Defina metas e se esforce para superar as crises;

– Acredite no seu talento e invista no seu desenvolvimento profissional;

– Permita-se aplicar seus conhecimentos e encarar desafios.

5.Silicon Valley

 

Com seu episódio piloto em 2014 e seu episódio final em 2019, Silicon Valley é uma sitcom ambientada no Vale do Silício – como o seu nome já indica – e possui 6 temporadas.

A série conta a história de seis programadores que devem decidir entre vender seu projeto e garantir milhões ou aceitar um investimento com alguns riscos.

Silicon Valley é uma ótima escolha de série para quem quer aprender mais sobre tomada de decisões e investimentos. Confira algumas de suas principais lições:

– Entenda quais são os tipos de investimento que o seu negócio precisa;

– Converse com investidores;

– Invista em tecnologia;

– Busque formas de diminuir os impactos ambientais;

– Nunca se canse de aprender.

6.Game of Thrones 

 

Bem como Breaking Bad, Game of Thrones também é considerada uma das melhores séries dos últimos tempos. Lançada em 2011 e com seu último episódio em 2019, a série conta com 8 temporadas.

Baseada na obra de George R. R. Martin, Game of Thrones aborda intrigas, planejamentos políticos e diversos ensinamentos para a sua vida pessoal e profissional

Por mais que seja uma história repleta de elementos fantasiosos e distantes da realidade, a série também proporciona aprendizados extremamente úteis para o universo do empreendedorismo, como:

– faça networking;

– elabore planejamentos estratégicos é algo necessário;

– expanda seu conhecimento;

– dê atenção aos seus relacionamentos;

– acredite nos seus objetivos e no seu potencial.

E aí, já escolheu qual série você vai maratonar primeiro? Agora é só preparar a pipoca para assistir e se inspirar! Compartilhe esse post com outros empreendedores para dividir dicas de séries.

Para conferir mais conteúdos sobre empreendedorismo, gestão de negócios e equipes, é só continuar acompanhando o nosso blog. Até a próxima!

× Como posso te ajudar? Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday